Idioma:

Twitter é a rede social preferida dos jornalistas no Brasil e no México

30 de julho de 2012 | Em Notícias | 271 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


twitterA PR Newswire – empresa líder em soluções inovadoras na área de marketing e comunicação – realizou uma pesquisa com jornalistas brasileiros e mexicanos para descobrir de que maneira eles estão utilizando as redes sociais na sua rotina profissional. A etapa brasileira aconteceu no ano passado, enquanto a fase mexicana foi finalizada agora, em julho. Nos dois países, o achado mais interessante ficou por conta da influência do Twitter junto à mídia: ele é a ferramenta social preferida na hora de entrar em contato com as fontes.

Quando indagados sobre qual rede social mais poderia ajudar o trabalho do jornalista, o microblog liderou a votação, com 73,4% dos votos no Brasil e 78,2% no México. O Facebook veio na sequência, com 18,7% da preferência no Brasil e 13,2% da preferência da mídia no México.

Isso mostra que as redes sociais, baseadas no relacionamento e troca de informações, tornaram-se um canal para jornalistas encontrarem suas fontes. Quando questionados se utilizavam as redes sociais para entrar em contato, 79.7% disseram que sim no Brasil e 76.8% disseram o mesmo no México.

Os jornalistas que responderam à pesquisa da PR Newswire mostraram que, além de obter informações nas redes sociais, também gostam de dividi-las usando estes canais. Dos participantes brasileiros, 33.8% disseram sempre replicar as matérias que escrevem em sites de relacionamento e 22% garantiram compartilhá-las ocasionalmente enquanto 31.4 % dos jornalistas mexicanos frequentemente divulgam seu conteúdo e 24.5% fazem isto ocasionalmente.

De acordo com Janaína Weigel, Diretora de Relações com a Mídia & Marketing da PR Newswire na América Latina, graças a esta pesquisa e seus participantes é possível concluir que as redes sociais estão influenciando a forma de se fazer jornalismo no Brasil e no México, o que confirma a importância das mesmas não só para o jornalismo, mas também para a comunicação como um todo. “Sem dúvida as mídias sociais já foram incorporadas ao escopo e rotina de trabalho de muitos profissionais, em especial na área de comunicação. A forma de utilização pode variar e ainda há espaço para aprimorar melhores práticas, tornando as ferramentas ainda mais eficientes. É neste espaço que a PR Newswire tem papel importante, por isto seguiremos realizando novas pesquisas, tentando identificar novos dados, buscando aprimorar cada vez mais nossa interação com jornalistas e formadores de opinião, um dos públicos alvo chave em nosso negócio.”

Sobre a pesquisa:

A pesquisa continha perguntas de múltipla escolha, com questões relativas ao uso e preferência por redes sociais. A divulgação aconteceu via e-mail e twitter da PR Newswire, tanto no Brasil quanto no México. Ao todo, 305 jornalistas de diferentes tipos de mídia (rádio, TV, jornal, revista e internet) responderam ao questionário no Brasil e 220 participaram no México.

O resultado do comparativo está disponível via Slide Share e os resultados independentes em cada país podem ser encontrados nos papers das pesquisas no Brasil e México.

Fonte: PR Newswire

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana