Idioma:

Título eleitoral é usado como isca pelos cyber criminosos para atacar usuário de computador

1 de agosto de 2012 | Em Matérias | 341 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


A mensagem que está sendo utilizada pelos criminosos diz que o título de eleitor da pessoa encontra-se em situação suspensa e que para regularizar basta clicar no link que segue na mensagem, que na verdade são arquivos contaminados com vírus criados para roubar dados bancários e de cartões de crédito dos usuários.

hacker 2“Trata-se de mais uma tentativa de ataque dos cyber criminosos que se utilizam de toda a criatividade e de fatos do dia-a-dia que pode enganar facilmente o usuário desatento”, explica Eduardo Lopes, diretor comercial da Nodes Tecnologia, que representa a Avira, fabricante de soluções antivírus, com mais de 15 milhões de usuários no Brasil. Ele lembra que os criminosos da Internet são bem informados, inteligentes e, sobretudo, oportunistas.

Para evitar que seu computador seja infectado, Lopes aconselha os usuários a não abrirem estes tipos de mensagens, e caso tenha dúvida sobre sua situação eleitoral, pode-se fazer a consulta diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), (http://www.tse.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/) onde o eleitor deve informar seu nome completo e sua data de nascimento, ou mesmo comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência. O executivo lembra, ainda, que o site do TSE apenas informa sua situação eleitoral, caso esteja realmente irregular, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral para regularização do documento.

Outra dica dada por Eduardo Lopes é manter os sistemas de segurança sempre atualizados porque o software antivírus bloqueia a ação do falso email, que geralmente vem com um novo cavalo de troia criado para roubar os dados confidenciais existentes no computador. “Há soluções de segurança de baixo custo no mercado que fazem este trabalho e não vale a pena arriscar a economia com este tipo de assunto”. 

“A melhor maneira de se proteger da ação dos criminosos da Internet é não confiar em qualquer mensagem que chega por e-mail e manter seus programas atualizados, inclusive o sistema operacional e outros programas de uso diário, porque os códigos maliciosos também buscam uma brecha ai para entrar no computador”, alerta o executivo.

Mais informações: http://www.avira.com.brhttp://www.nodes.com.br

Autor(a): Agência FonteMidia

Fonte: BrandPress

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana