Idioma:

Aprenda a transformar seu Notebook em um Roteador Wi-fi

26 de fevereiro de 2011 | Em Dicas | 106,6 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Veja nesta dica como transformar o seu notebook em um roteador wireless, para compartilhar a conexão com outros computadores e até mesmo smartphones.

Requisitos

O primeiro pré-requisito é ter instalado no notebook o sistema operacional Windows 7 (com excessão da versão starter). Outro fator super importante é ter uma placa de conexão sem fio integrada ao micro. Hoje em dia é raríssimo não vir com este dispositivo de fabrica. Então, não há com o que se preocupar.

Vantagens

notebook1Você tem um plano de banda larga 3G e seria interessante compartilhar com outros computadores, tablets, smartphones dentro de sua casa, não é mesmo? Está aí uma vantagem. Ou se você não tem dinheiro para comprar um roteador esta dica também será muito útil.

Criando a conexão

Primeiro precisaremos de um programa chamado Connectify (clique aqui para baixar), que atribuirá as funções de um roteador sem fio ao seu notebook. Instale-o na máquina.

Assim que for instalado se abrirá um assistente de configuração. Informe um nome para a rede (o padrão é Connectify-me). É importante definir, também, uma senha de acesso (com, no mínimo, 8 caracteres). Depois indique se o notebook recebe a conexão principal via cabo ou sem fio.

Feito isso seu notebook já está sendo usado como um roteador, ou seja, já é um ponto de acesso. E justamente por este motivo existem duas principais conexões de rede: uma que recebe a conexão principal com a internet e outra que faz a distribuição desta primeira.

Como conectar

Para conectar outro computador à rede é muito simples: no ícone no canto direito inferior da tela clique uma vez com o botão esquerdo do mouse e aguarde aparecer a lista de redes sem fio disponíveis. Se necessário clique no botão Atualizar. Em seguida selecione a rede criada, digite a senha e clique em Conectar.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana