Idioma:

Saiba como configurar os servidores DNS em seu computador

21 de novembro de 2011 | Em Dicas | 132 mil visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Esta dica é muito útil se, provavelmente, você já tentou acessar um site e ele não carregava de jeito nenhum, sabendo que sua conexão com a internet estava Ok.

O que são estes servidores DNS?

DNS é a sigla para Domain Name Server que significa Servidor de Nomes de Domínio. Basicamente ele transforma um “nome” de domínio (por exemplo dicasemgeral.com), num endereço IP que é o endereço REAL do domínio (por exemplo 187.17.123.241). Esses servidores possuem então uma série de tabelas, ligando “nomes de domínios” a “endereços IP”. Quando um nome não é encontrado ali, ele pergunta para um “outro” servidor se ele sabe o endereço, recebe a informação e atualiza sua própria tabela para novos acessos. Este é o funcionamento “básico” de como funciona “nomes de domínios” na internet.

Porém, ao mesmo tempo que é simples, também é um componente fácil de ser mal utilizado, seja porque foi configurado para não ser atualizado com muita frequência, ou está com a tabela corrompida, ou sofreu algum ataque de hacker que alterou suas tabelas etc., por isso, é sempre interessante no caso de verificar que algum site não está sendo acessado, se o problema é realmente no site, ou no servidor de nomes que está sendo utilizado.

Uma maneira de resolver isso, é passar a utilizar servidores DNS mais confiáveis, mais estáveis e mais completos, principalmente se o seu provedor de internet possui problemas constantes, e um dos servidores DNS gratuitos mais utilizados e mais confiáveis é o do próprio Google (ele disponibiliza o acesso para quem desejar), que são os servidores nos endereços 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

Mas como configurar isso?

Existe 2 maneiras: ou configura no seu roteador, ou então na sua própria placa de rede. Como existem centenas de roteadores diferentes, e cada um com telas diferentes, resolvemos colocar aqui neste artigo, como configurar o servidor DNS direto na máquina, pois basicamente significa como configurar no seu Windows ou Mac.

Colocamos então aqui 3 guias:

Basta seguir os exemplos que não há problema nenhum. Teoricamente não precisa nem reiniciar o sistema, mas caso não funcione, tente reiniciar após a configuração.

Vamos então aos exemplos de configuração:

Windows 7

A configuração é bem simples como veremos a seguir.

Primeiro selecione o “Painel de Controle” e no painel de controle selecione a opção Rede e Internet.

como configurar dns 1

Selecione a primeira opção “Central de Rede e Compartilhamento”.

como configurar dns 2

Irá aparecer informações sobre sua conexão na internet. Clique no quadro da esquerda a opção de “Alterar as configurações do adaptador”.

como configurar dns 3

Atenção que se sua máquina tiver mais do que um adaptador, tem que saber qual é o que você usa para a internet. Note na imagem abaixo que no meu caso eu tenho 2 conectores, mas um deles está desconectado.

como configurar dns 4

Seleciono então o adaptador que pretendo alterar (1 clique) e seleciono com o botão direito do mouse a opção de propriedades do adaptador.

como configurar dns 5

Será aberta então outra janela com os dados da minha placa de rede. Tenho que marcar a opção de PROTOCOLO TCP/IP Versão 4 (com 1 clique), e clicar em PROPRIEDADES.

como configurar dns 6

Na janela que irá se abrir, se preocupe apenas com a parte de servidor DNS (preferencial e alternativo), colocando os endereços dos servidores do google.

como configurar dns 7

Basta entrar co os valores e clicar em OK. Pronto, com isto você já estará com o novo servidor DNS configurado no seu Windows 7. Não é necessário reiniciar o sistema para ativar as alterações.

Windows XP

OBS: o Windows XP utilizado nesse exemplo foi um Windows com Português de Portugal, portanto alguns nomes podem estar ligeiramente diferentes.

A configuração é bem simples como veremos a seguir… e similar ao Windows 7. Primeiro selecionamos o Painel de controle, e logo em seguida clicamos em Ligações de Rede.

como configurar dns 8

Irá aparecer então as diferentes placas de rede no seu computador.

como configurar dns 9

Marque a que você está utilizando e clique com o botão direito do mouse nela, selecionando a opção de “propriedades“.

como configurar dns 10

Irá abrir uma nova janela com as opções da sua placa de rede. Marque a opção TPC/IP e clique em Propriedades.

como configurar dns 11

Na janela que irá se abrir, atente apenas para a parte de Servidores de DNS, inserindo o endereço dos servidores do google.

como configurar dns 12

Pronto, com isto você já estará com o novo servidor DNS configurado no seu Windows XP. Se necessário, reinicie a máquina para as configurações ficarem ativas, mas a princípio não seria preciso.

Mac OS X

A configuração é bem simples como veremos a seguir.

Primeiro selecione as preferências do sistema na sua dock.

como configurar dns 13

Na janela que irá se abrir, clique em REDE na opção de Internet e redes sem fio.

como configurar dns 14

Irá abrir as opções de conexão de rede do seu sistema. Marque a conexão que está sendo utilizada para a internet (no meu caso abaixo o de wi-fi), e clique no botão Avançado.

como configurar dns 15

Irá abrir nova janela com as diversas características da sua conexão. Selecione a aba de DNS.

como configurar dns 16

Pronto, aqui você insere os endereços dos servidores de DNS que deseja. Provavelmente você encontrará nesta tela, os endereços dos servidores enviados automaticamente pela sua conexão. Basta clicar em (+) que irão sumir e você poderá inserir os endereços dos servidores do google, se isto não acontecer, marque nos mesmos e clique em (-) para retirar os atuais e depois clique em (+) para inserir os novos do google.

como configurar dns 17

Pronto, com isto você já estará com o novo servidor DNS configurado no seu Mac.

Como vemos inserir novos servidores DNS é uma tarefa bem simples, e muitas vezes podem resolver problemas que estamos tendo em acessar sites na internet.

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana