Idioma:

Você é reconhecido no seu trabalho?

25 de setembro de 2013 | Em Curiosidades | 351 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Qual o melhor momento para pedir um aumento de salário? Será que os gestores percebem o meu esforço na empresa? Essas são algumas dúvidas da vida profissional. De acordo com o escritor e professor Marcus Garcia, autor do livro Pedagogia Empresarial – Saberes, Práticas e Referências, é preciso levar em conta a postura que cada um assume dentro de uma empresa. “O respeito ao ambiente profissional é um importante fator para o sucesso. As falhas podem acontecer, mas há alguns erros que prejudicam a imagem que se deseja construir profissionalmente”, observa o professor, que lista alguns erros mais comuns e explica o que fazer para evitá-los:

Reconhecimento Profissional- Pensar que é insubstituível: Pessoas são insubstituíveis, mas talentos não, ou seja, desenvolver seus talentos aumenta suas chances profissionais.

- Bajular o gestor: Isso apenas o incomodará. Quem gosta de bajulação demonstra um péssimo exemplo de eficiência em gestão.

- Supervalorizar suas realizações: Não chame a atenção para um feito corriqueiro como se fosse algo extraordinário, pois pode se tornar inconveniente.

- Chamar o gestor de chefe: Evite usar este termo, principalmente diante de outros colegas de trabalho.

- Manipular situações para benefício próprio: Não se promova sobre falhas cometidas por colegas. A sua eficiência é que pode lhe trazer benefícios.

- Opinar sem ser consultado: Interferir em uma reunião pode ser visto como uma intromissão e não como atitude proativa.

- Promover intrigas: Quando acontece um conflito, o problema pode estar na falta ou excesso de comunicação entre as partes. Para impedir que alguém saia prejudicado, envolvido ou não, fique isento e busque resolver a situação com os meios competentes na empresa para esclarecer o que for necessário.

O uso da internet ou fazer ligações pessoais também merecem atenção. De acordo com o professor Marcus Garcia, mesmo que o acesso seja permitido, deve ser evitado. “Aproveite este tempo para estreitar relações de trabalho com os colegas e gestores, busque novidades no mercado de atuação e pense sobre o que pode fazer para melhorar seu trabalho na empresa”, sugere.

Para desenvolver seus talentos, o professor esclarece que é necessário buscar o aperfeiçoamento com cursos e treinamentos, palestras e leituras de livros e revistas especializadas. Outra dica é interagir com os gestores. “Mostrar que pode dar melhor suporte ao trabalho do gestor, perguntar se a atuação está de acordo com o esperado, não fumar e comunicar-se de forma educada, ética e cordial são essenciais”, observa.

Em alguns casos, o colaborador percebe que já está na hora de um reconhecimento e decide pedir aumento no salário ou uma promoção. Mas, como fazer isso sem ser mal-interpretado pelo gestor? Segundo o professor Marcus Garcia o assunto não precisa ser visto como um tabu ou desrespeito à empresa. “Este tema pode ser tratado sem reservas, de forma aberta e transparente”, aconselha. Na contratação já é indicado definir um acerto sobre cargo, responsabilidades, plano de carreira, salários e revisões periódicas. “Porém, se não for acertado nesta fase, sem problemas, é possível apresentar os argumentos e fatos relevantes, que confirmam o merecimento da revisão do salário ou de assumir novos desafios na empresa”, comenta.

Entretanto, se os efeitos não foram os esperados, ele recomenda a honestidade. “Caso se sinta em condições de procurar melhores oportunidades, fale a verdade. Diga que buscará outras opções, mas enquanto estiver na empresa, continuará atuando como sempre”, salienta Garcia.

Professor Marcus Garcia

Com formação na área de Educação, Pedagogia e Tecnologia da Informação, o professor Marcus Garcia leciona há 30 anos e é palestrante há 15. Atua também como consultor empresarial e já escreveu 16 livros nas áreas técnicas, motivacionais e educacionais, entre eles “Sucesso: uma questão de identidade” e as séries “Educação Profissional” e a série “A Escola no Século XXI”. Para mais informações sobre o palestrante, é só acessar o site: www.marcusgarcia.pro.br

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana