Idioma:

Mensagem com a transformação de marco arquitetônico para o Código REDD na Rio+20

21 de junho de 2012 | Em Engenharia e Ciência | 210 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Red Wood CuttingA Obscura Digital, empresa de visualização de São Francisco, em parceria com a Wildlife Works vai oferecer uma mensagem crítica sobre o nosso planeta, criando uma experiência de projeção arquitetônica em larga escala para o lançamento global da campanha Código REDD. Às vésperas da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, os Arcos da Lapa, marco histórico arquitetônico do Rio, tornaram-se uma tela contadora de histórias, revelando os efeitos devastadores do desmatamento através de um show de som e luzes, seguido pela premier do filme da campanha Código REDD, apresentando uma solução escalável para salvar as florestas ameaçadas do mundo. A campanha pretende catalisar créditos verificados REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) do setor privado no mercado voluntário de carbono.

A Obscura Digital tem iluminado marcos arquitetônicos emblemáticos ao redor do mundo com sua arte e espetáculos de tecnologia, da Opera House em Sydney à Grande Mesquita de Abu Dhabi, entre outros locais. Esta é a primeira vez que a equipe da Obscura cria um show no Brasil; eles vieram armados com o poder de transformar um local público histórico no Rio em uma plataforma de grande escala de mensagens, com visualizações que concentram a atenção das pessoas sobre a necessidade premente de inserir a proteção das florestas como parte do diálogo sobre desenvolvimento sustentável na Rio+20.

Os Arcos da Lapa, um aqueduto do século 18 que é um dos principais símbolos do Rio, foram pintados com vibrantes paisagens de florestas tropicais, envoltos por cipós entrelaçados, cobertos com lâminas de moagem de um moinho de madeira, envolto em chamas e, então, os arcos desmoronam em ruínas, tudo em sincronia com uma paisagem sonora.

Das ruínas, um curta-metragem do premiado cineasta brasileiro Jarbas Agnelli revelou-se através dos arcos pela Obscura Digital, com uma arara vermelha que renasce das cinzas, trazendo o lançamento da Campanha Code REDD. O filme conta a história do problema global do desmatamento e da nova solução: o Código REDD. A Obscura colaborou anteriormente com Agnelli quando projetou seu curta-metragem “Os pássaros nos fios”, no Museu Guggenheim em Nova York.

O evento de lançamento da campanha culminou quando um campo de força vermelho, que se estende pelos 17,6 metros de altura do aqueduto, formaram uma malha protetora sobre as florestas, enquanto o público internacional de elevado de espírito na Lapa acompanhava a orientação do www.coderedd.com/glow para aumentar seus telefones, reluzindo em vermelho e erguer a sua voz em apoio ao Código REDD.

A Obscura Digital colaborou com a Millennium ART na estratégia de comunicação para o lançamento da Campanha Código REDD; as organizações já colaboraram com o aclamado “Cubo de CO2″ em Copenhague para a Conferência sobre Mudança Climática da ONU COP15.

Detalhes do evento: Arcos da Lapa, Rio, das 10:00 às 13:00, de 19 a 21 de junho de 2012

Vídeo do evento: http://vimeo.com/44400727

Informações: http://www.obscuradigital.com

Notícia distribuída por PR Newswire

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana