Idioma:

Autoconhecimento faz a diferença até em entrevistas de emprego, diz especialista

13 de junho de 2014 | Em Curiosidades | 156 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Autoconhecimento AtepassarA dificuldade em responder a simples pergunta “quem sou eu?” aponta em muitas pessoas a falta de autoconhecimento. E o bloqueio em falar de si, de suas competências e da própria existência traz transtornos até para a carreira, de acordo com o especialista em orientação profissional Maurício Sampaio*.

“Hoje, nas entrevistas de emprego, possuir autoconhecimento é igual ou mais valioso do que ter um bom diploma universitário”, diz.

Sampaio acredita que a explicação está no fato de, na nossa cultura, não sermos incentivados a essa “exposição”. “Se na escola falamos sobre nós somos mesmos, somos tachados de exibidos. E, na empresa, de metidos.”

O especialista afirma que descobrir o que possuímos de bom e que possa ser valioso para outras pessoas é o caminho para sucesso.

“Quantas pessoas você conhece que são ótimas, competentes, mas não emplacam, não vão para frente? E por que será que alguns se destacam dentre tantos com a mesma formação? Certamente o autoconhecimento é uma das explicações. Mas se autoconhecer não é só dizer que se acha bom nisso ou naquilo, e sim também saber seus limites pessoais.”

Técnica para se autoconhecer

A ferramenta SWOT – significado de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) – é muito utilizada por empresas e, de acordo com Sampaio, pode te ajudar na busca pelo autoconhecimento.

Confira as dicas de Maurício Sampaio para fazer essa atividade:

- Pegue uma folha e dobre em quatro partes. Na primeira, escreva “Forças”, e, ao lado, “Fraquezas”. Abaixo de “Forças”, coloque “Oportunidades”, e, na última parte, “Ameaças”.

- Preencha as partes fazendo as seguintes perguntas:

. “Quais são as minhas forças?” (ou seja, o que você faz muito bem?)

. “Quais são as minhas fraquezas?” (aspectos que precisam ser melhorados)

. “Quais são as minhas oportunidades?” (aonde suas forças podem ser úteis)

. “Quais são as ameaças?” (no que você precisa prestar atenção)

“Esse exercício é poderoso e pode ajudar muito as pessoas na construção de seu posicionamento e marca pessoal. Muitas com as quais realizei essa atividade se sentiram mais seguras na hora de uma entrevista de emprego, ao fazer um CV e ao prospectar nas redes sociais, por exemplo”, afirma Sampaio.

Sobre Maurício Sampaio

É educador, palestrante, escritor, coach e fundador do InstitutoMS de Coaching. Possui pós-graduação em educação pela PUC-SP e especialização em orientação profissional para adolescentes e em Pensamento Estratégico e Gestão de Pessoas pela FGV. Exerceu o cargo de Coordenador de Programas para Juventude do Governo do Estado de São Paulo e foi mantenedor e diretor escolar. Já publicou os livros “Escolha Certa”, “Influência Positiva – Pais & Filhos: construindo um futuro de sucesso” e “Coaching de Carreira”. Site: www.mauriciosampaio.com.br

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana