Idioma:

No oeste do PR, empresas de software melhoram requisitos

27 de julho de 2012 | Em Notícias | 895 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Cerca de 30 profissionais ligados a empresas de Tecnologia da Inovação e Comunicação (TIC) do oeste do Paraná concluíram, na última semana, capacitação num curso de gestão e engenharia de requisitos de software. O treinamento foi realizado em parceria entre o Sebrae/PR e o Arranjo Produtivo Local de TIC, o APL Iguassu-IT , composto por 60 micro e pequenas empresas da região.

softwareSegundo o consultor do Sebrae/PR, Edson Braga, a existência de um APL proporciona força ao setor e levanta novas possibilidades, como a de trazer para o interior cursos antes só oferecidos em grandes cidades ou nas capitais. “Percebemos o crescimento de um setor quando as empresas conseguem, juntas, alcançar o desenvolvimento, e o APL traz essa oportunidade de multiplicar resultados”, ressalta.

A novidade para a capacitação em requisitos, enfatiza o consultor, é que outras empresas do setor foram convidadas a compartilhar conhecimento. “O APL também é uma forma de aproximação e interação entre empresas de TIC da região. Uma oportunidade para fazê-las enxergar que o associativismo também é uma maneira de crescer individualmente.”

Luis Claudio Sampaio, proprietário da LSX, empresa de software de gestão comercial em Cascavel, diz que a percepção dos ganhos em fazer parte de um APL é clara. “Estamos ganhando muito em capacitações, em missões técnicas e, até, na busca por financiamentos. Isso num todo, mostrando que as empresas do APL estão despontando em uma rota de crescimento”, acredita Sampaio.

“Cursos rápidos e práticos como esse são oportunidades excelentes, direcionados para o que precisamos”, avalia Silvio Rogério Felipe Gomes, gerente de TI da Maxicon, empresa de software de Toledo. “Nesta segunda-feira, dia 30, faremos o repasse do que pode ser aplicado na empresa. Com esses treinamentos saímos da zona de conforto e despertamos para o desenvolvimento”, salienta.

O instrutor da capacitação de gestão e engenharia de requisitos de software, Nikolai Albuquerque, também foi um grande chamariz para as empresas participantes. “Sempre que o curso é com o Nikolai eu procuro participar. Ele é referência em gestão de técnicas ágeis”, declara Sampaio. “Também aproveitamos a possibilidade de consultorias futuras com pessoas renomadas como ele”, conta Gomes.

Fonte: BrandPress

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana