Idioma:

Último mainframe da NASA está desligado

14 de fevereiro de 2012 | Em Informática e Tecnologia | 228 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Mainframe NASAA NASA desligou o seu último mainframe, que por anos foi a base para cálculos de engenharia da companhia. O anúncio foi feito no blog oficial da agência espacial americana.

“Esse mês marca o fim de uma era na computação da NASA. O Centro de Voo Espacial Marshall desligou o último mainframe da NASA, o IBM Z9″, afirmou a agência em seu blog.

Os mainframes da IBM foram, durante décadas, as máquinas mais usadas em experimentos científicos e cálculos de engenharia. Desde 1960, antes do homem chegar à Lua, a empresa definia as regras da computação para a NASA, mas esses dias ficaram para trás.

O avanço da computação tornou as máquinas obsoletas e, mesmo com tentativas da IBM de torná-las atuais com mais memória e melhorando desempenho, elas perderam o espaço dentro da NASA.

Em 1968, a agência comprou dois mainframes de alta velocidade – os System 360 Model 95. Na época, a IBM afirmava que eles tinham a capacidade de realizar cerca de 330 milhões de cálculos em um minuto.

Com informações de olhardigital.uol.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana