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Mídias sociais estão diminuindo a receita de operadoras de telefonia

23 de fevereiro de 2012 | Em Notícias | 133 visualizações | Por

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SmartphonesQuanto tempo faz desde que você mandou seu último SMS? E seu último tweet? Qual dos dois você usa com mais frequência em seu smartphone?

Essa pergunta motivou uma pesquisa feita pela empresa de análise de mercado Ovum, e divulgada pelo site Techcrunch. Ela indica a perda de receita das operadoras de telecomunicações móveis devido ao crescente uso de aplicativos de redes sociais em smartphones. Em outras palavras, as pessoas estão usando o 3G – este sim, crescendo vertiginosamente – para falar com seus amigos via Twitter ou mensagens de Facebook, ao invés de fazerem ligações ou enviarem mensagens de texto.

Segundo estudo similar feito pelo grupo Bytemobile, um usuário padrão de smartphone passa cerca de oito minutos acessando o Facebook e o Youtube através do aparelho, ambos aplicativos que não geram nenhuma receita para a operadora.

Segundo estimativas, a perda de receita pode chegar à marca de US$ 13,9 bilhões – algo em torno de 9% da fatia do mercado móvel. Em 2010, o prejuízo era de “apenas” US$ 8,7 bilhões. Segundo Neha Dharia, pesquisadora da Ovum, “os serviços de SMS e MMS correspondem às fontes de receita não ligadas a serviços de voz mais importantes para as operadoras no momento”.

Com informações de olhardigital.uol.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



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