Idioma:

Relacionamentos e a Internet

29 de junho de 2014 | Em Educação | 167 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


No início é difícil conhecer bem a pessoa que estamos nos relacionando, não é verdade? Assim, é muito mais fácil de depósito de conteúdos internos nesta pessoa que ainda é desconhecida. Quando acontece a paixão mútua ambos estão envolvidos em uma fantasia e uma ideia de parceiro muito mais interior do que o contato entre duas pessoas com defeitos e limitações.

116764 Papel de Parede Beijo Apaixonado 1280x1024No início de um relacionamento o enamoramento é devido o casal estar envolvido em projeções mútuas, ou seja, o amante acaba vendo no amado o que não é verdadeiramente dele e sim do próprio interior de quem ama. Portanto, o amante vê apenas o que acredita que a outra pessoa seja ou o que gostaria que ela fosse, mas que é próprio de si mesmo.

Assim que os amantes acabam se conhecendo as projeções, que eram as culpadas pela paixão, não conseguem mais sobreviver no outro, pois a revelação de que o amado não é quem se “imaginava” que era, causa muito sofrimento, o parceiro vai frustrando a expectativa do amante e acontece o que muitos chamam de desencantamento.

Este encanto só vai existir enquanto conteúdos positivos próprios do apaixonado permanecem projetados no amado. O enamoramento continua até que esses conteúdos possam ser retirados do amado, podendo evoluir para o crescimento psicológico de quem retira as projeções e percebe conscientemente o conteúdo projetado, ou simplesmente na projeção em outras pessoas ou coisas externas que não seu parceiro.

Conhecer alguém pela internet faz com que essas projeções sejam muito maiores, o amante vai imaginando como é o seu amado de maneira que a pessoa parece ser a ideal. Essa paixão só é um problema se a pessoa apaixonada só conseguir se relacionar de maneira exclusivamente virtual, podendo demonstrar sua dificuldade de retirar as próprias projeções e também de frustrar-se com a realidade de uma pessoa que nunca é quem ela imaginou inicialmente. Portanto o apaixonado vai querer se relacionar somente com suas próprias fantasias.

Essa atitude vai revelando uma necessidade de viver somente com a própria imagem projetada no outro, o que dificulta sim o crescimento e aprofundamento nas próprias questões diante dessa fantasia que nunca será retirada e internalizada.

O relacionamento com o outro é uma das formas mais importante de conhecer a si mesmo, sendo que quem se relaciona vai se dando conta de seus limites e de seus comportamentos, as pessoas costumam apontar e apresentar reações positivas e  negativas diante do que é mostrado, e isso vai sendo importante para o conhecimento do que a pessoa quer mostrar externamente e seu eu que ele não apresenta para os outros.

NamoroA internet tornou-se uma forma extensa de conhecer pessoas, assim como relacionar-se com elas, o que aumenta a possibilidade de relacionamentos acontecerem sejam em sites de relacionamento, feitos ou não com essa finalidade, e até mesmo de encontrar a pessoa “certa”, ou seja, aquela pessoa que é “para sempre”.

O importante é ampliar a possibilidade de relacionar-se e não fechar as portas, ou seja, ficar fazendo sempre o mesmo e único modelo de relação nunca é indicado. O importante é perceber a internet como mais um veículo para relacionar-se, assim como bares, baladas, trabalho, enfim todos os lugares que há pessoas interessadas em relacionar-se e podendo lidar com a intimidade de uma relação que pode acontecer e não exclusivamente imaginada.

Juliana Fernandes é psicóloga clínica e arteterapeuta, participa de grupo de estudo de psicologia re-imaginada e é membro do núcleo de psicologia arquetípica da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. www.psicologiamorumbi.com.br



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana