Idioma:

15 de agosto – Dia da Informática

15 de agosto de 2012 | Em Curiosidades | 268 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


Brasil é considerado um dos mercados mais promissores e empresas seguem tendências.

computador phenom x6O setor brasileiro de informática e tecnologia cresce vigorosamente, colocando o país como um dos mercados mais promissores, inclusive para investimentos. De acordo com o Ibope NetRatings, o Brail têm 19,9 milhões de internautas, sendo o 5° país mais conectado. A consultoria Germany Trade&Invest revela que 60% dos internautas ativos do Brasil têm menos de 35 anos e passam, em média, 70 horas por semana conectados. Conforme a consultoria IDC, estima-se um crescimento de 12% do setor para este ano, com expectativa de faturamento de 35 bilhões de euros. O Dia da Informática, comemorado neste 15 de agosto, ressalta a pujança do setor e como o bom momento está sendo aproveitado.

Formadora de mão de obra, a Faculdade COTEMIG é um importante termômetro de crescimento para essa área. “Temos registrado um aumento na demanda por cursos e também na oferta de vagas. Entre janeiro e maio de 2011, foram divulgadas 472 vagas, enquanto no mesmo período neste ano, a Faculdade recebeu 500 ofertas. Os alunos buscam estágios e empregos já no 1º período e muitos são contratados pelas empresas antes mesmo de se graduarem, devido a escassez de mão-de-obra qualificada”, aponta Maurício Ribeiro, diretor da Faculdade. Entre as vagas de estágio e emprego divulgadas no sistema do COTEMIG, os cargos mais recorrentes são Técnico em Informática, Analistas de Sistemas, Analistas de Redes, Desenvolvedores de Sites e Programador.

Parte dessa mão de obra é absorvida pela unidade da TOTVS em Minas Gerais, que, atualmente, conta com 850 participantes, só em Belo Horizonte. Líder de mercado no Brasil e na América Latina, a companhia percebe nas redes sociais uma nova forma de lidar com usuários e empresas. “Nosso carro-chefe são os softwares ERP (Enterprise Resourcing Planning ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, em português), com utilidade como back-office para as empresas de diversos segmentos econômicos e diferentes portes. Inauguramos uma nova forma de comunicação entre as pessoas como o desenvolvimento da tecnologia Social ERP”, afirma o diretor da TOTVS em Minas, Arnaldo Xavier.

A tecnologia social ERP possibilita que conteúdos desestruturados sejam vistos de forma relacionada, aumentando a diversidade de informações passadas a usuários e empresas para garantir mais assertividade nas decisões. “Conteúdos de redes sociais, emails e sites da internet estão desestruturados na rede, ou seja, vistos isoladamente. Por meio de um sistema social ERP, empresas, parceiros e clientes, recebem esse conteúdo agrupado por temas relacionados. O usuário fica informado sobre vários aspectos de um mesmo assunto, sem sair do ambiente da rede social”, explica Xavier.

zoom comunicacaoCaroline Paiva

Zoom Comunicação Empresarial

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana