Idioma:

5 fatos sobre a forte tempestade solar que atinge a Terra

9 de março de 2012 | Em Curiosidades | 183 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


 fatos forte tempestade solar atinge terra  Chegou à Terra a mais forte tempestade solar dos últimos cinco anos. A tempestade – uma nuvem de radiação que viaja pelo espaço em altíssima velocidade – tem sua origem no desprendimento de parte da massa coronal do Sol que ocorreu há alguns dias. Os efeitos da radiação na atmosfera são visíveis nas regiões polares, ondem ela produz auroras boreais e austrais espetaculares. Veja outros detalhes sobre o fenômeno.

1 – Intensidade

A tempestade solar desta semana é classificada no nível S3 na escala usada pelos astrofísicos para indicar a intensidade desses fenômenos, que vai de S1 a S5. Esse nível é descrito como “forte” pela Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA). Acima dele, ainda existem os níveis “severo” e “extremo”. Tempestades de nível superior a S3 são raras. Uma de nível S5 seria catastrófica e poderia causar grandes prejuízos econômicos.

2 – Riscos à saúde

Segundo a NOAA, a radiação pode trazer riscos à saúde apenas no caso de astronautas e de pessoas a bordo de aviões voando a grande altitude sobre as regiões polares. Em função disso, voos que atravessam as regiões polares estão sendo desviados para rotas de menor latitude nesta semana. Não há risco para quem está no chão ou voando em regiões tropicais.

3 – Satélites

Uma tempestade solar extrema, de nível S5, seria capaz de tornar satélites de comunicações totalmente inoperantes. Mas não é o caso do fenômeno que acontece nesta semana, de nível S3, que tem efeitos bem menos desastrosos. Mesmo assim, ele pode provocar falhas ocasionais nos satélites de comunicação e GPS.

Com informações de info.abril.com.br

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana