Idioma:

Mozilla ganha apoio global para um SO Firefox móvel

2 de julho de 2012 | Em Notícias | 240 visualizações | Por

Clique e compartilhe: 


mozilla appsO apoio da indústria está crescendo por trás dos planos da Mozilla para o lançamento de um novo ecossistema móvel totalmente aberto baseado em HTML5. O sistema operacional, que hoje a Mozilla confirmou que usará sua marca Firefox, alimentará o lançamento de smartphones construídos inteiramente com os padrões abertos da Web, onde todos os recursos do dispositivo podem ser desenvolvidos como aplicações HTML5.

Mapeando as pegadas principais do Firefox ao redor do globo, as operadoras líderes Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia, Telefonica e Telenor estão apoiando o SO Firefox aberto como um novo e empolgante candidato para o mercado de smartphones. Elas também identificaram o potencial da tecnologia para oferecer experiências atraentes em smartphones com preços atingíveis.

As fabricantes de dispositivos TCL Communication Technology (sob a marca Alcatel One Touch) e ZTE anunciaram hoje sua intenção de fabricar os primeiros aparelhos com o novo SO Firefox, usando processadores Snapdragon? da Qualcomm Incorporated, líder em plataformas de smartphone. Os primeiros dispositivos com SO Firefox deverão ser lançados comercialmente no Brasil no início de 2013 através da marca comercial Vivo da Telefonica.

O SO Firefox para dispositivos móveis é produzido sobre o projeto “Boot to Gecko” da Mozilla que libera muitas das limitações atuais de desenvolvimento web no celular, permitindo que os aplicativos HTML5 acessem os recursos subjacentes de um telefone, anteriormente disponíveis apenas para aplicativos nativos. A unidade digital da Telefonica juntou forças com a Mozilla no início deste ano para esse trabalho e para demonstrar uma nova arquitetura de telefone, onde todos os recursos do telefone (chamadas, mensagens, jogos, etc.) são um aplicativo HTML5.

Devido à otimização da plataforma para smartphones básicos e a remoção de camadas de middleware desnecessárias, as operadoras móveis terão a capacidade de oferecer experiências mais ricas em uma gama de pontos de preço, incluindo na extremidade baixa da faixa de preço de smartphones, ajudando a impulsionar a adoção em todos os mercados em desenvolvimento.

A Mozilla e todos os outros participantes estão empenhados em garantir que o projeto seja completamente aberto e que a implementação de referência das APIs Web necessárias sejam submetidas a W3C para a normalização.

“A introdução do sistema operacional móvel aberto dá continuidade à missão da Mozilla de promover a inovação, abertura e oportunidade na Web para usuários e desenvolvedores. Como bilhões de usuários deverão acessar a internet pela primeira vez nos próximos anos, é importante o fornecimento de uma experiência com smartphones convincente e que qualquer um possa usar”, disse Gary Kovacs, CEO da Mozilla. “O grande número de operadoras e fabricantes apoiando agora este esforço trará recursos adicionais e diversidade às nossas ofertas globais.”

Sobre a Mozilla

A Mozilla tem sido pioneira e defensora da Web há mais de uma década. Nós criamos e promovemos padrões abertos que permitem a inovação e promovem a internet como uma plataforma para todos. Hoje, centenas de milhões de pessoas no mundo utilizam o Mozilla Firefox para descobrir, experimentar e se conectar à internet em computadores, tablets e telefones celulares. Para mais informações, visite https://www.mozilla.org/

Citações de apoio das operadoras

Matthew Key, presidente e CEO da Telefonica Digital, comentou: “O SO Firefox vai trazer um desempenho superior do que o dos atuais smartphones de baixo custo, permitindo uma melhor experiência a mais pessoas. Isso é fundamental para acelerarmos a adoção de smartphones nos mercados em desenvolvimento. A amplitude de apoio a esta iniciativa em toda a indústria deixa claro que há uma oportunidade no mercado para um novo ecossistema móvel aberto.”

Fared Adib, chefe de produto da Sprint disse, “A Sprint continua apoiando um ecossistema móvel aberto que permita a escolha aos clientes da Sprint e um ecossistema saudável e competitivo para a comunidade técnica. O SO Firefox móvel pode nos ajudar a conduzir uma plataforma baseada em HTML5 para a criação de opções a um custo mais baixo de smartphones para os clientes pós-pagos, pré-pago e por atacado.”

Thomas Kiessling, chefe de produto e diretor de inovação da Deutsche Telekom disse: “O objetivo da Deutsche Telekom é proporcionar aos nossos clientes uma escolha de uma variedade de produtos e serviços atraentes e melhores da categoria da DT, bem como de nossos parceiros. Parceria é fundamental para a Deutsche Telekom e a nossa cooperação com a Mozilla é uma iniciativa importante para nós. Apoiamos o projeto de SO Firefox da Mozilla já que realmente acreditamos que ele personifica a inovação, abertura e concorrência e é parte de um crescente ecossistema baseado em nuvem e HTML5. Em função do nosso compromisso, nosso Centro do Vale do Silício do Laboratório de Inovação está trabalhando estreitamente com a equipe de desenvolvimento da Mozilla e, por exemplo, está contribuindo com o software que permite NFC para a plataforma de SO Firefox.”

Essa Al Haddad, diretor comercial do Grupo Etisalat disse: “O objetivo da Etisalat é enriquecer a experiência do usuário e melhorar a vida de seus clientes, oferecendo serviços avançados através de um portfólio completo de dispositivos e sistemas operacionais. O SO Firefox irá fornecer uma plataforma de fonte aberta aos nossos clientes e leitores de diversos ecossistemas, como desenvolvedores de aplicativos, para experimentar serviços inovadores. Graças a essa iniciativa estratégica, a indústria se beneficiará de um crescimento sustentado em dados móveis e do desenvolvimento de aplicações de vanguarda, bem como a promessa de dispositivos smartphones acessíveis economicamente que fornecem uma experiência de usuário enriquecida.”

Orlando B. Vea, assessor chefe wirelless da Smart disse: “Congratulamo-nos com a introdução do SO Firefox e reconhecemos as potencialidades empolgantes de um ecossistema móvel totalmente aberto baseado em HTML5. Como provedores líderes de serviços sem fio nas Filipinas, estamos ansiosos para trabalhar com atuantes da indústria como a Mozilla para criar experiências relevantes e deliciosas de Internet móvel aos usuários móveis filipinos tornando a conectividade de dados ainda mais difundida no país.”

“A entrada do Firefox no mercado de smartphones é uma evolução positiva e estamos ansiosos para ver o HTML5 levar a tecnologia móvel a novos níveis nunca antes imaginados”, acrescentou Vea.

Cesare Sironi, diretor de relações de inovação e indústria, Telecom Italia, comentou: “Os sistemas operacionais móveis nativamente baseados em HTML5 vão diminuir as barreiras para oferecer aos nossos clientes aplicações e serviços móveis com desempenho e inovadores. As tecnologias web abertas são a chave para o desenvolvimento de um ecossistema de aplicativos sustentável e valorizado.”

Kristin Skogen Lund, CEO da Telenor Digital Services, comentou: “Estamos satisfeitos por fazer parte da coalizão de apoio ao lançamento do novo ecossistema aberto móvel. Isto irá permitir a distribuição do serviço livre e aberto para nossos clientes, além de oferecer smartphones atraentes em preços atingíveis, o que é especialmente importante para a adoção, em mercados emergentes.”

Notícia distribuída por PR Newswire

Webdesigner, Técnico em Hardware e Técnico em Mecatrônica.



Deixe seu comentário

Um pouco sobre nós

    O Grupo Dicas em Geral surgiu em 2007 a partir de idéias inovadoras sobre solução de problemas enfrentados diariamente por quem utiliza a Tecnologia e Informática, tanto usuários comuns quanto técnicos. Mas onde surgiu, por quê e qual é o propósito deste site?

Clique aqui e conheça!

Siga o Dicas em Geral no Google+

Vídeo da Semana