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Pequenas e Médias Empresas Deviam Investir na Internet

19 de outubro de 2009 | Em Matérias | 129 visualizações | Por

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marketingInfelizmente, ainda existem empresas pequenas que pensam que o Marketing na Internet é um custo e não um investimento.

Sim, se é mal feito, é mesmo um custo. Mas, feito bem, é um dos melhores investimentos que podia fazer.

Hoje, disse-me uma empresa:

“Nós somos demasiado pequenos para estarmos interessados em Marketing na Internet”

Até fiquei a rir quando fiz uma busca no Google para “marketing é muito caro”  e vi que o segundo resultado tinha as palavras:

“Somos uma empresa pequena demais para fazer marketing; Fazer marketing é muito caro; Marketing é fazer propaganda em revista, certo?”

Imagem do Resultado
marketing-e-caro.png

Bem podia ter sido escrito pela empresa com quem eu falei hoje! Mas não foi. É um link que trata dum tema parecido com o deste artigo.
Em Tempo de Crise as Coisas mais Importantes de Fazer são…

  • Aumentar a quantidade de publicidade que a sua empresa faz
  • Aumentar a sua visibilidade na internet
  • E, ao mesmo tempo, pagar menos

As empresas na Europa estão a investir cada vez mais em Publicidade na Internet (artigo em Inglês).
É fácil de entender por quê.

Vou usar, como exemplo, uma recente experiência minha:

Há dois ou três meses decidi anunciar numa revista – uma das mais baratas mas, ao mesmo tempo, com boa circulação. Quantas empresas / pessoas é que pensa que me contactaram através desse anúncio?

Zero! :shock:

Paguei 330 £ por ele (e foi uma oferta especial – normalmente pagava-se mais!).

Quanto aos meus anúncios online, contactam-me frequentemente pessoas a quererem mais informação sobre os meus serviços. E quanto é que pago por isso?

Uns eurozinhos por semana! :cool:

Investir em Publicidade Online é mais Barato

Se fosse possível “pagar por telefonema” quando se anuncia em revistas e jornais, tal como se paga por clique na internet, não estaríamos a ter esta conversa.

O que é verdade é que uma revista, um jornal, a TV vendem o anúncio só. Não vendem o resultado.

Parte de uma campanha bem sucedida na Internet é ter anúncios relevantes e bem preparados. No AdWords™ chama-se “Índice de Qualidade“.

Citando o artigo de ajuda do Google™ referenciado:

“Regra geral, quanto mais elevado for o Índice de qualidade, menores serão os custos e melhor será a posição do seu anúncio.”

Quer dizer, quanto mais relevantes são os seus anúncios para os utilizadores, quanto menos paga por clique!

Imagine, só, se isso fosse possível nos jornais… teríamos anúncios muito mais interessantes?

O que cria anúncios relevantes na internet (e um preço por clique mais baixo) é simplesmente acompanhar o desempenho das suas campanhas e melhorá-las quando não atingem os esperados resultados.

O único acompanhamento que se pode fazer com um anúncio numa revista é “quantos telefonemas ou emails foram recebidos hoje? “.

Acompanhar só essa estatística e demasiado caro para o meu gosto. É um prosseguimento usando só Tentativa e Erro – um método caríssimo de usar no Marketing.

Na internet pode-se ver, quase imediatamente:

  • Quantos visitantes teve um web site
  • Em que páginas eles estavam mais interessados
  • Em que páginas estavam menos interessados
  • Em que páginas perderam o interesse completamente!
  • Etc.

Tudo que, se for melhorado, resultará naquele telefonema ou email duma pessoa interessada, usando um método sistemático e mil vezes mais inteligente do que a “Tentativa e Erro”.

Todos esses pontos podem ser melhorados imediatamente e sem conjectura.

É Importante não Esquecer os Métodos “Tradicionais”

Sim, é importante não esquecer os métodos tradicionais – radio, TV, jornais, telefonemas, etc.

Mas, para pequenas e médias empresas, a opção de investir em Marketing na Internet devia ser muito bem estudada – e seriamente considerada.

Antes de acabar o artigo, decidi fazer uma busca para [pequenas e médias empresas] no Google.

Adivinhe o que foi o primeiro Link Patrocinado que apareceu?

pequenas-e-medias-empresas

Achei isso um grande ponto final para este artigo!

Fonte: AperteF5

De Ivaiporã/PR, Engenheiro de Computação, Administrador do Grupo Dicas em Geral. Apaixonado por Tecnologia e Informática.



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